Por que os canudos de papel se tornaram o mocinho?

Por que os canudos de papel se tornaram o mocinho?

Grandes empresas e diversos países já substituíram o plástico por materiais biodegradáveis e sancionaram leis que proíbem o uso deste produto, inclusive dos canudos.

Não é de hoje que muito se fala sobre canudos de plástico e os impactos ambientais causados por eles, o assunto ganhou maior repercussão quando grandes empresas, como Starbucks e McDonalds, passaram a substituir o uso deste por alternativas menos agressivas ao meio ambiente e consequentemente mais sustentáveis.

Mas, afinal, qual a importância e o impacto dos canudos de plástico no meio ambiente?

Falando em escala global, de acordo com uma pesquisa realizada pela Bloomberg, os canudos plásticos representam cerca de 0,03% dos resíduos deste tipo de material que poluem os oceanos. Pouco se pensando em larga escala, certo? NÃO!

Os famosos canudos plásticos ou popularmente chamados de canudinhos possuem um impacto ambiental significativo, tanto quanto outros objetos do mesmo material, como garrafas, tampinhas, sacolas.

Assim como as sacolinhas de mercado passaram a ter uma diminuição significativa nas redes de todo Brasil, os canudos também se tornaram assunto de discussão no meio ativista.

Você conhece os números de plástico descartado?

Tudo se deu devido ao alto consumo deste “produto”, só nos Estados Unidos cerca de 500 milhões de canudos plásticos são utilizados diariamente e então é descartado sem pensar nas consequências. Já no Brasil não há um número estimado.

E aqui vai mais um dado preocupante, segundo o Fórum Econômico Mundial, existem cerca de 150 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Ou seja, se continuarmos nesse ritmo, a previsão é de quem em 2050 existirá mais plástico do que peixes no oceano.

Consequências?

Sim, inúmeras, principalmente à vida marinha, a maior prejudicada nessa história e nós precisamos dela.

Além dos danos físicos aos animais causados pelos produtos descartados no mar, o material utilizado na produção dos canudos plásticos, quando nos oceanos, libera elementos químicos cancerígenos que consequentemente causam centenas de distúrbios hormonais às espécies aquáticas.

Por não serem biodegradáveis, os canudos plásticos podem levar até mil anos para se decompor e possuem nada mais nada menos do que cerca de dez a 20 minutos de vida útil, tempo médio de uso, após isso ele passa a ser visto como ‘hora de descartar’, e então começam os problemas.

A discussão em torno dos canudos plásticos se delonga por anos e ganhou maior destaque nos últimos tempos justamente pelos impactos causados por eles.

Ambientalistas afirmam que este é o primeiro passo no caminho de um ecossistema saudável, pois desperta a atenção com relação aos danos ecológicos.

São Paulo proíbe o uso de canudos plásticos

Sancionada em setembro deste ano pelo governador João Dória, a lei prevê a proibição do uso de canudos plásticos, portanto o estado de São Paulo passa a integrar o grupo dos que proíbem, sob pena de multa, o uso de canudos plásticos.

Pela lei, promulgada no Diário Oficial do estado, hotéis, bares, restaurantes, padarias, salões de danças, clubes noturnos, eventos musicais e outros tipos de estabelecimentos comerciais que fornecerem canudos plásticos estão sujeitos a multa de R$ 530 a R$ 5.306, ou seja, punição financeira.

Sendo assim, qual a alternativa? Canudos de Papel

A primeira é diminuir o consumo deste objeto. Mas, caso está opção não lhe sirva é possível substituir os convencionais por canudos de papel, feitos com materiais biodegradáveis, ou até mesmo com materiais duráveis como bamboo, metal, vidro, silicone ou bomba de chimarrão, pois estes oferecem a possibilidade de serem esterilizados e utilizados novamente.

Caso não lhe interesse esterilizar e reutilizar os canudos, é possível optar pelos canudos de papel, que também são descartáveis, mas não afetam de forma tão agressiva ao meio ambiente.

Este modelo chegou com força no Brasil e já tem sido utilizado por grandes empresas, como McDonalds, Hyatt Hotels, American Airlines e também pelas pequenas, principalmente por causa da excelente relação custo benefício oferecido.

Os benefícios do Canudo de Papel?

Assim, com a conscientização por parte dos fabricantes e dos consumidores, já temos inúmeras opções de canudos de papel no mercado de boa qualidade para adequar o hábito do consumidor em manter o uso desse acessório para algumas bebidas como milkshakes, chás gelados, sucos, refrigerantes e drinks.

O maior benefício de substituir por canudo de papel é apoiar a mudança no comportamento de consumo dos canudos de plástico, fazendo assim a diferença para o nosso planeta.

Onde entra a Guaipa?

Entretanto, cabe a você avaliar qual tipo de canudo é mais vantajoso e rentável para seu negócio.

Caso opte pelos produzidos com papel, a Guaipa Embalagens, especialista em produtos para lhe atender e prestar o suporte ideal na reposição de materiais, como embalagens, itens de limpeza, higiene, copa, cozinha, descartáveis, tapetes, toalhas, entre outros, possui um amplo estoque com mais de 5 mil itens pronto para lhe atender em qualquer hora e local.

Consulte um de nossos atendentes e confira nossas condições especiais para empresas!!

Leia também

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais