luvas de segurança

Como escolher o melhor tipo de luvas de segurança

Atualmente existem diversos tipos de luvas de segurança, com materiais, aplicações e benefícios diferentes. A utilização desse equipamento serve para proteção contra diversas ameaças, sejam químicas, mecânicas ou biológicas, além de evitar acidentes e garantir higiene. Para ajudar na escolha do tipo de luvas de segurança que melhor atendam às suas necessidades, conheça agora um pouco mais sobre as luvas de segurança e sua utilização.

Tipos de luvas de segurança

As luvas de segurança podem ser classificadas de diversas maneiras, como materiais usados na fabricação, espessura ou nível de proteção, por exemplo. A escolha da luva que mais adeque ao seu ambiente de trabalho deve levar em conta não só esses aspectos, como também o custo desses equipamentos e a praticidade que cada tipo oferece. Vale ressaltar que, para ter sua eficácia comprovada, as luvas devem conter o Certificado de Aprovação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

São muitas as opções de luvas de segurança, que podem ser tanto descartáveis quanto reutilizáveis, dependendo das atividades que serão executadas. A durabilidade das luvas também vai depender da utilização e dos materiais a que serão expostas. Confira agora os principais tipos de luva de segurança, bem como seus usos recomendados, e descubra qual tipo de luvas de segurança melhor se encaixa ao seu negócio.

1. Luvas de Látex

Perfeitas para evitar líquidos e garantir higiene, as luvas de látex não prejudicam o tato e são confortáveis e maleáveis. São fortemente recomendadas para usos mais simples, como higienização ou no manuseio de produtos alimentícios.

2. Luvas de malha

Oferecendo conforto e respirabilidade, as luvas de malha protegem contra agentes abrasivos e escoriantes, além de conceder boa flexibilidade. É bastante utilizada em serviços gerais e no manuseio de peças, e podem ser encontradas em diversas cores e fios.

3. Luvas de PVC

Embora não ofereçam grande flexibilidade, as luvas de PVC resistem perfeitamente a lâminas, produtos químicos e abrasivos. São utilizadas para limpeza pesada, construção civil e contato com materiais corrosivos em geral.

4. Luvas de neoprene

Feitas de borracha sintética, as luvas de neoprene resistem a altas e baixas temperaturas, são impermeáveis e antiderrapantes. Sendo bastante maleáveis e de fácil manuseio, as luvas de neoprene são geralmente empregadas nas indústrias automotivas, químicas e alimentícia.

5. Luvas nitrílicas

Também fabricadas em borracha sintética, as luvas nitrílicas são bem versáteis e resistem aos mais diversos produtos químicos e abrasivos. São recomendadas para processamento de frutas e vegetais, procedimentos hospitalares (descartáveis), aplicação de tintas e vernizes e trabalhos na indústria moveleira em geral.

O primeiro passo para escolher o melhor tipo de luva é avaliar as funções desenvolvidas pelos profissionais que necessitam da proteção. Ao identificar os possíveis riscos que cada função traz para as mãos do trabalhador, agora é só verificar os modelos e escolher o que oferece proteção aos agentes identificados. Vale lembrar que, se for possível, é sempre mais interessante apostar em modelos com maior flexibilidade e conforto!

Cuidados com as luvas de segurança

Agora que você sabe qual tipo de luvas de segurança vai atender melhor às suas necessidades, é preciso conhecer alguma práticas que devem ser adotadas a fim de manter as luvas na melhor condição e estender sua durabilidade. Um hábito muito importante é o de ler com atenção as orientações do fabricante em relação ao uso e higienização das peças, pois mesmo que as luvas sejam do mesmo material, essas informações podem mudar de um fabricante para o outro.

Outro ponto importante é a utilização das luvas em si. O bom proveito das luvas de segurança está diretamente ligado à expertise dos que forem utilizá-las, então é vital instruir bem a sua equipe, tanto os que vão vestir as luvas tanto os que vão higienizá-las. Quanto à higienização, é recomendado evitar a lavagem industrial e utilizar água corrente e sabão neutro para lavar as luvas, e deixá-las para secar na sombra.

Escolhendo o fornecedor

Para concluir, devem ser tomados alguns cuidados na hora de escolher o melhor fornecedor de luvas de segurança para seu negócio. Por ser um equipamento de segurança e que estará sempre em contato com os profissionais, é preciso encontrar luvas com a melhor qualidade possível, e que ainda garantam um bom custo-benefício.

Alguns passos simples, mas que podem ajudar nessa decisão, são: pesquisar bastante sobre o fornecedor, verificando avaliações de outros clientes e a experiência da empresa no mercado; comparar os preços e calcular quanto você pode pagar pelo fornecimento das luvas e estudar as marcas de luvas oferecidas pelos fornecedores, tudo para evitar comprar luvas de segurança de má qualidade ou que não entregarão a proteção desejada.

Para mais dicas sobre acessórios, higiene e limpeza e muito mais, acesse aqui nosso blog!

Leia também

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais