Atualmente existem diversos tipos de luvas de segurança, com materiais, aplicações e benefícios diferentes. A utilização desse equipamento serve para proteção contra diversas ameaças, sejam químicas, mecânicas ou biológicas, além de evitar acidentes e garantir higiene. Para ajudar na escolha do tipo de luvas de segurança que melhor atendam às suas necessidades, conheça agora um pouco mais sobre as luvas de segurança e sua utilização.

Tipos de luvas de segurança

As luvas de segurança podem ser classificadas de diversas maneiras, como materiais usados na fabricação, espessura ou nível de proteção, por exemplo. A escolha da luva que mais adeque ao seu ambiente de trabalho deve levar em conta não só esses aspectos, como também o custo desses equipamentos e a praticidade que cada tipo oferece. Vale ressaltar que, para ter sua eficácia comprovada, as luvas devem conter o Certificado de Aprovação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

São muitas as opções de luvas de segurança, que podem ser tanto descartáveis quanto reutilizáveis, dependendo das atividades que serão executadas. A durabilidade das luvas também vai depender da utilização e dos materiais a que serão expostas. Confira agora os principais tipos de luva de segurança, bem como seus usos recomendados, e descubra qual tipo de luvas de segurança melhor se encaixa ao seu negócio.

1. Luvas de Látex

Perfeitas para evitar líquidos e garantir higiene, as luvas de látex não prejudicam o tato e são confortáveis e maleáveis. São fortemente recomendadas para usos mais simples, como higienização ou no manuseio de produtos alimentícios.

2. Luvas de malha

Oferecendo conforto e respirabilidade, as luvas de malha protegem contra agentes abrasivos e escoriantes, além de conceder boa flexibilidade. É bastante utilizada em serviços gerais e no manuseio de peças, e podem ser encontradas em diversas cores e fios.

3. Luvas de PVC

Embora não ofereçam grande flexibilidade, as luvas de PVC resistem perfeitamente a lâminas, produtos químicos e abrasivos. São utilizadas para limpeza pesada, construção civil e contato com materiais corrosivos em geral.

4. Luvas de neoprene

Feitas de borracha sintética, as luvas de neoprene resistem a altas e baixas temperaturas, são impermeáveis e antiderrapantes. Sendo bastante maleáveis e de fácil manuseio, as luvas de neoprene são geralmente empregadas nas indústrias automotivas, químicas e alimentícia.

5. Luvas nitrílicas

Também fabricadas em borracha sintética, as luvas nitrílicas são bem versáteis e resistem aos mais diversos produtos químicos e abrasivos. São recomendadas para processamento de frutas e vegetais, procedimentos hospitalares (descartáveis), aplicação de tintas e vernizes e trabalhos na indústria moveleira em geral.

O primeiro passo para escolher o melhor tipo de luva é avaliar as funções desenvolvidas pelos profissionais que necessitam da proteção. Ao identificar os possíveis riscos que cada função traz para as mãos do trabalhador, agora é só verificar os modelos e escolher o que oferece proteção aos agentes identificados. Vale lembrar que, se for possível, é sempre mais interessante apostar em modelos com maior flexibilidade e conforto!

Cuidados com as luvas de segurança

Agora que você sabe qual tipo de luvas de segurança vai atender melhor às suas necessidades, é preciso conhecer alguma práticas que devem ser adotadas a fim de manter as luvas na melhor condição e estender sua durabilidade. Um hábito muito importante é o de ler com atenção as orientações do fabricante em relação ao uso e higienização das peças, pois mesmo que as luvas sejam do mesmo material, essas informações podem mudar de um fabricante para o outro.

Outro ponto importante é a utilização das luvas em si. O bom proveito das luvas de segurança está diretamente ligado à expertise dos que forem utilizá-las, então é vital instruir bem a sua equipe, tanto os que vão vestir as luvas tanto os que vão higienizá-las. Quanto à higienização, é recomendado evitar a lavagem industrial e utilizar água corrente e sabão neutro para lavar as luvas, e deixá-las para secar na sombra.

Escolhendo o fornecedor

Para concluir, devem ser tomados alguns cuidados na hora de escolher o melhor fornecedor de luvas de segurança para seu negócio. Por ser um equipamento de segurança e que estará sempre em contato com os profissionais, é preciso encontrar luvas com a melhor qualidade possível, e que ainda garantam um bom custo-benefício.

Alguns passos simples, mas que podem ajudar nessa decisão, são: pesquisar bastante sobre o fornecedor, verificando avaliações de outros clientes e a experiência da empresa no mercado; comparar os preços e calcular quanto você pode pagar pelo fornecimento das luvas e estudar as marcas de luvas oferecidas pelos fornecedores, tudo para evitar comprar luvas de segurança de má qualidade ou que não entregarão a proteção desejada.

Para mais dicas sobre acessórios, higiene e limpeza e muito mais, acesse aqui nosso blog!