O papel toalha interfolha, ou interfolhado, é muito utilizado em diversos ambientes, tanto pela sua versatilidade quanto pelo custo-benefício. Porém há várias características que compõem a qualidade desse produto, e conhecer esses aspectos é fundamental para encontrar o papel toalha que melhor atenda às suas necessidades. Entenda agora um pouco mais sobre esse produto e todos os diferenciais que incidem na hora da compra.

Utilização do papel interfolha

O papel toalha do tipo interfolha é indicado para ambientes pequenos, como banheiros, escritórios e clínicas. Os dispensers costumam ter um tamanho médio que, se utilizado corretamente, pode secar até 200 vezes as mãos, concretizando um ótimo custo benefício. Os papéis podem ser encontrados em dois tamanhos: de 2 ou 3 dobras, o que na prática não muda muita coisa além do dispenser que será utilizado. O papel de 3 dobras é levemente menor que o de 2 dobras, e por isso requer um dispenser menor, o que pode ser essencial para espaços apertados ou com fluxo de pessoas baixo.

Caso você precise de papel para ambientes maiores, com alto fluxo de pessoas, o melhor é apostar no papel toalha em forma de rolo ou bobina, que podem atender à utilização intensa como em shoppings e indústrias. Agora caso o papel interfolha seja mais interessante para o tamanho do seu negócio, confira agora 4 características desse produto que devem ser levadas em consideração na hora de comprar.

Gramatura

Chamamos de “gramatura” o peso do papel toalha em 1 metro quadrado, ou seja, quanto maior a gramatura mais pesado e espesso o papel é. Consequentemente, quanto maior a gramatura menos do papel será consumido, uma vez que papéis mais espessos retém mais líquido, ou seja, secam mais.

Levar em conta a gramatura do papel interfolha na hora da compra é importante, porém há outros aspectos que podem pesar muito mais no consumo do papel do que a gramatura em si, como o número de folhas e a composição delas, por exemplo.

Quantidade de folhas

A quantidade de folhas refere-se à quantas camadas de folhas o papel possui, podendo ser de folha simples, folha dupla ou folha tripla e quádrupla. Os papéis toalha de folha simples são os que possuem apenas uma folha, ou seja, uma camada. São os mais baratos do mercado, porém não oferecem tanto poder de higienização quanto os outros tipos, e dependendo da gramatura podem até causar prejuízo, pois muitas folhas serão necessárias para secar as mãos.

Os papéis interfolha de folha dupla, por sua vez, são bem mais macios e resistentes que os de folha única, e são a opção mais escolhida por apresentar um ótimo custo-benefício. Ter um papel de folha dupla em seu banheiro ou escritório é bem mais vantajoso que o de folha simples, pois mostra que você está preocupado com o conforto de quem irá usá-lo!

Já os papéis de folha tripla ou quádrupla, ou seja, que possuem três ou quatro folhas coladas no mesmo pedaço de papel, são considerados os de maior qualidade do mercado. Além de serem super macios, eles oferecem a melhor absorção possível, reduzindo assim o consumo de folhas. Porém é preciso levar em conta que o preço aumenta consideravelmente em relação ao de folha dupla, e não são todas as marcas que fabricam papéis de folha tripla e quádrupla, tornando essa categoria de difícil acesso. É indicada para estabelecimentos que querem causar uma excelente impressão para seus clientes e funcionários.

Composição do papel

Outro fator a ser considerado é a composição do papel, ou seja, do que as folhas são feitas. Os papéis toalha interfolha podem apresentar 3 composições: 100% celulose, misto ou reciclado. Confira agora cada uma delas.

Papel interfolha 100% celulose

Como o próprio nome diz, é o papel proveniente apenas da célula virgem da celulose. É o papel com a maior qualidade de todos, e é obrigatório que os papéis utilizados em ambientes hospitalares ou de alimentação sejam desse tipo. Por ser feito com celulose virgem, o papel com certeza estará livre de contaminação e micro organismos, sendo então o tipo mais seguro para a utilização em geral.

Papel interfolha misto

É um tipo de papel que está entre o 100% celulose e o reciclado, ou seja, é feito com uma porcentagem de celulose virgem e com papéis reciclados de vários tipos e origens. Hoje em dia existem diversas marcas grandes que fabricam o papel do tipo misto de alta qualidade, tomando todos os cuidados necessários para garantir a ausência de micro organismos provenientes dos papéis que foram usados na reciclagem. É uma opção um pouco mais barata e ecológica, indicada para escritórios e banheiros.

Papel interfolha reciclado

O papel interfolha reciclado é produzido apenas a partir da junção de outros papéis, sem traços de celulose pura. Esse processo resulta, quase sempre, em um papel de qualidade bem inferior, e estudos apontam que a utilização desse tipo de material pode trazer riscos à saúde, não só pela possibilidade de contaminação por causa da reciclagem, como também pelo preparo do produto, que pode contar com substâncias perigosas. É o mais barato dos 3 tipos, porém é preciso verificar se vale a pena perder qualidade por um preço menor, e também é crucial comprar o papel 100% reciclado de marcas confiáveis e com certificações.

Qualidades do papel interfolha

O último aspecto para escolher o papel toalha interfolha, e talvez o mais importante, são as qualidades que melhor atendam às suas necessidades. Para isso, confira agora os principais parâmetros para realizar essa escolha:

  • Composição
  • Poder de absorção
  • Resistência a umidade
  • Resistência a tração
  • Análise microbiológica do papel
  • Aparência
  • Maciez e conforto

Para estabelecimentos da área da saúde, por exemplo, aspectos como composição e análise microbiológica são os mais importantes. Para bares e restaurantes pode valer a pena apostar em um papel interfolha bonito e gostoso de usar, por isso aparência e maciez são os aspectos fundamentais. Agora para a cozinha, o melhor é escolher um papel com bom poder de absorção e bastante resistente à umidade.

São características simples, porém extremamente importantes para escolher o papel interfolha que mais faça sentido para seu negócio! Para mais dicas sobre acessórios, higiene e limpeza e muito mais, acesse aqui o nosso blog!