Sabemos que existem diversos tipos de embalagens, de diferentes materiais e para diferentes utilizações, e é importante ficar atento para não as usar de modo equivocado. Essa variedade pode confundir, por isso nesse artigo explicaremos quais embalagens podem ir ao forno, micro-ondas e freezer e quais são os perigos de utilizar a embalagem errada. Boa leitura!

Embalagens para ir ao freezer

O ideal para o freezer são embalagens que fechem completamente, pois assim evitam que o alimento perca o sabor e a textura enquanto está sendo conservado pela baixa temperatura. Tanto embalagens de alumínio quanto de plástico, desde que com tampa, são perfeitas para manter os produtos conservados e com qualidade.

Evite a utilização de embalagens de papelão e isopor para o freezer. Não há um grande risco em utilizar esses materiais para congelar alimentos, porém o papelão não lida muito bem com a umidade do freezer, e o isopor, devido à baixa temperatura, pode ficar quebradiço e prejudicar o alimento.

Embalagens para ir ao micro-ondas

Geralmente, quando o processo envolve altas temperaturas, usar o material ou ferramenta errados pode resultar em acidentes graves, e com o micro-ondas não é diferente. As principais embalagens que podem ir ao micro-ondas são: de cerâmica, de louça ou porcelana e de vidro.

Para plástico, isopor ou alumínio, listaremos abaixo o porquê que esses materiais não combinam com o micro-ondas, e os riscos que podem trazer caso sejam aquecidos nesse eletrodoméstico.

Plástico no micro-ondas

Existem embalagens plásticas específicas que podem ser utilizadas no micro-ondas sem problemas, porém não são todas. O principal risco do plástico no micro-ondas é o derretimento, mas claro que isso depende da qualidade do plástico, da potência do micro-ondas e do tempo de aquecimento.

Outro risco que certas embalagens plásticas fornecem é a liberação de substâncias tóxicas no alimento. Sim, isso pode acontecer, e a ingestão dessas substâncias pode causar diversas doenças e problemas de saúde. Para mais detalhes, visite este artigo que se aprofunda mais na questão dos elementos químicos presentes no plástico.

Isopor no micro-ondas

Em geral, embalagens de poliestireno expandido (o famoso isopor) não devem ir ao micro-ondas, simplesmente pelo fato de que esse material derrete em altas temperaturas. A utilização ideal desse tipo de embalagem é transportar alimentos ou armazená-los na geladeira.

Alumínio no micro-ondas

O alumínio, além de um ótimo condutor de eletricidade, pode sofrer superaquecimento e causar faíscas quando sob influência de uma grande corrente elétrica. Junte esse fato às ondas eletromagnéticas do micro-ondas e você terá uma bela explosão, que destruirá não só o alimento como o próprio eletrodoméstico, além de poder causar um incêndio na sua cozinha.

Por isso, embalagens de alumínio são expressamente proibidas no micro-ondas. Não apenas elas, mas talheres, utensílios com cabos metálicos e até mesmo recipientes com algum detalhe em metal também não podem ir ao micro-ondas.

Existem algumas embalagens metálicas que podem ir ao micro-ondas, devida à baixa concentração de alumínio e outros metais condutores. Porém mesmo essas requerem alguns cuidados especiais: elas devem estar sempre cheias e não podem de jeito nenhum encostar nas laterais do micro-ondas.

Embalagens para ir ao forno

O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados. Muito provavelmente as embalagens próprias para micro-ondas e que aguentam o calor não aguentarão a potência no forno, então o ideal é evitar este material.

Os materiais mais recomendados para o forno elétrico são o vidro e o metal, e mesmo assim nem todas as embalagens e travessas de vidro podem ser utilizadas nesse eletrodoméstico, por isso fique atento às especificações do fabricante.

Para todas as Embalagens há a Guaipa!

Existem muitas opções de embalagens, e sabemos que também existem diversas finalidades para cada uma delas. Por isso, estamos sempre abastecidos com as embalagens mais procuradas por restaurantes e deliveries.

Se você estiver em dúvida, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de organização e muito mais! Clique aqui.