embalagem de papelão

Conheça os principais tipos de embalagens de papelão e suas aplicações

Fabricadas nos mais diversos formatos, tipos e tamanhos, as embalagens de papelão são conhecidas por sua versatilidade. Por conta de suas inúmeras vantagens, sua utilização tem crescido significativamente, nos mais diversos segmentos e mercados, tornando-se um item indispensável para qualquer tipo de comércio cujo foco é a entrega de produtos, como lojas virtuais e delivery.

Porém para tirar o máximo proveito desse material, é preciso escolher o modelo e formato mais adequados para o propósito da embalagem. Por isso, nesse artigo você conhecerá algumas das vantagens, desvantagens e os principais tipos das embalagens de papelão. Boa leitura!

Vantagens e desvantagens do papelão

O papelão é um tipo mais grosso e resistente de papel, podendo ser liso ou enrugado. É produzido a partir dos papéis compostos das fibras da celulose, que podem ser virgens ou reciclados. Por esse motivo, o papelão caracteriza-se como um ótimo material para ser reciclado.

Além disso, seu fácil manuseio torna tanto a utilização final quanto sua confecção muito mais simples e fáceis, e é por isso que temos tantos formatos variados de embalagens de papelão disponíveis no mercado. Seu baixo peso e custo de produção também são pontos altos, porém o papelão possui algumas poucas desvantagens.

A primeira delas é a baixa resistência à umidade, tornado as embalagens de papelão inviáveis para alguns tipos de alimentos. Além disso, o papelão pode não suportar o peso de alguns objetos, devido à fragilidade do papel em si. Resumidamente: é preciso prestar sempre bastante atenção se a embalagem vai suportar o que está sendo enviado.

Tipos de embalagens de papelão

Como citamos anteriormente, existem diversos tipos e formatos de embalagens de papelão, cada um com sua aplicação ideal. Conheça agora os principais modelos, suas características e os melhores segmentos para suas respectivas utilizações.

Embalagens de papelão para produtos diversos

As embalagens de papelão mais comuns no mercado são as cujo propósito é de acomodar produtos e objetos diversos, geralmente enviados pelo correio. Elas possuem, em sua grande maioria, formato quadricular, e são fáceis de manusear e acomodam muito bem qualquer mercadoria.

Porém é preciso prestar atenção em um único detalhe: o tipo de papelão com o qual a embalagem foi fabricada. Elas podem ser fabricadas com papelão simples, um material mais leve e frágil, e papelão ondulado, que possui duas ou três camadas de papelão e garante maior resistência, porém maior peso.

Para transporte de objetos leves e maleáveis, a embalagem de papelão simples é a melhor escolha, pois não agrega muito peso ao pacote e é, em geral, mais barata. Agora para o transporte de objetos pesados ou mais frágeis, a embalagem de papelão ondulado é a escolha ideal.

Embalagens de papelão para alimentos

Utilizar embalagens de papelão para transportar alimentos é uma alternativa viável e muito utilizada para o transporte de pizzas, salgados e doces. Existem diversos modelos, alguns mais específicos que outros, para comportar os mais diversos tipos e tamanhos de alimentos e garantir que sejam entregues em segurança.

Alguns modelos vêm com compartimentos especiais para molhos ou acompanhamentos, outros possuem uma alça para facilitar o transporte (mais comum em embalagens para bolos ou tortas.)

Existe até uma embalagem de papelão chamada caixa colmeia, que possui divisórias internas para o transporte de doces em unidades ou de alimentos em potes de vidro (geleias, pastas, conservas etc.) Mas lembre-se: fique bastante atento ao utilizar embalagens de papelão para transportar alimentos, uma vez que elas têm baixa resistência à umidade.

Modelos compactos (envelope e garrafas)

Existem diversos modelos compactos de embalagens de papelão, que geralmente possuem utilizações bastante específicas. É o caso da embalagem envelope, que é muito utilizada no transporte de livros e dispositivos eletrônicos de pequeno porte. Combinada com plástico bolha ou algum outro preenchimento, a embalagem envelope oferece proteção eficiente enquanto mantém um baixo peso e custo.

Outro tipo de modelo compacto específico são as embalagens de papelão para garrafas. São bastante utilizadas para o envio de garrafas de vinho e outras bebidas. Elas geralmente possuem um visor para identificação do rótulo da garrafa, e podem possuir divisões internas para garantir a segurança no transporte e transportar duas ou mais garrafas.

Personalização

Uma das características mais úteis das embalagens de papelão é o seu potencial de personalização. Muitas fornecedoras desse tipo de embalagem aceitam pedidos de embalagens personalizadas, que podem ter a logo e/ou identidade visual da sua marca.

Também é possível adesivar, nas embalagens de papelão, panfletos, cupons e outros itens que auxiliem na propagação da sua marca. Esses elementos de comunicação visual são muito importantes, principalmente em entregas e delivery, pois mostram sua preocupação com a experiência do cliente.

Compre suas embalagens com a Guaipa!

Nós temos um catálogo completo de embalagens perfeitas para o seu negócio!

Se você tiver alguma dúvida, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de organização e muito mais! Clique aqui.

Leia também

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

A confeitaria é uma arte que vai muito além da preparação de doces e bolos. Envolve a criação de experiências sensoriais únicas, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final. E, nesse processo, as embalagens para confeitaria desempenham um papel crucial....

ler mais