copo descartável

Tipos de copos descartáveis e suas vantagens

Muito utilizados no Brasil em escritórios, repartições públicas e eventos, os copos descartáveis são sinônimo de economia e praticidade. Esses descartáveis podem ser feitos de diversos materiais, sendo o mais popular os copos de plástico, seguidos pelos de isopor e, por fim, os de papel.

Nesse artigo, você conhecerá mais sobre os principais modelos de copos descartáveis, como as suas principais vantagens, características e aplicações. Boa leitura!

Copos descartáveis de plástico

Dentre todos os modelos de copos descartáveis, os mais utilizados e produzidos são, sem dúvidas, os de plástico. Seu baixo custo, facilidade de transporte e praticidade configuram eles como uma ótima aposta para atender muitas pessoas, nas mais diversas ocasiões.

 Dentre os copos descartáveis de plástico, há três modelos principais, que são indicados por siglas: PS, PP e EPS. Veremos agora as especificações e peculiaridades de cada um.

PS (poliestireno)

O poliestireno é, em termos técnicos, um homopolímero resultante da polimerização do monômero de estireno, que é extraído do petróleo. Um copo descartável de poliestireno é identificável pelo símbolo triangular com o número 6 (os materiais provenientes do petróleo são classificados de 1 a 7) e as letras “PS”, ambos na parte debaixo do copo.

Os copos descartáveis PS têm como característica a total reciclagem e sua baixa resistência à solventes orgânicos, fraturas, calor e intempéries. Em resumo, são copos extremamente frágeis, porém compensam no baixo custo e peso.

PP (polipropileno)

Derivado da polimerização por adição do monômero propileno, o polipropileno é um polímero termoplástico. Assim como o anterior, pode ser identificado pelo número 5 e as letras “PP” embaixo do copo.

Além de ter alto potencial de reciclagem, os copos descartáveis PP são extremamente resistentes a fraturas por flexão, queda ou fadiga e possuem boa resistência térmica e química. Em ocasiões em que os copos precisam ser mais robustos e resistentes, o PP é uma escolha muito melhor em relação ao PS.

EPS (poliestireno expandido)

O poliestireno expandido, mais conhecido no Brasil como isopor, é uma derivação do PS. Trata-se de uma espuma de poliestireno moldada, constituída por um aglomerado de grânulos e que, embora pareça muito diferente do plástico, tecnicamente pertence à mesma categoria.

Identificável pelo número 6 e as letras “EPS”, os copos descartáveis de isopor tem elevada resistência térmica e à passagem de vapor, sendo perfeitos para bebidas quentes. Além disso, por serem isolantes térmicos e terem um baixo peso, são muito práticos e fáceis de utilizar.

Copos descartáveis de papel

Abaixo dos copos de plástico em popularidade, os de papel são revestidos com uma resina plástica chamada polietileno, que ajuda a manter as bebidas aquecidas e impede que o papel as absorva ou que vazem.

Embora seja comum associarmos papel com sustentabilidade, a grande maioria desses copos não são produzidos a partir de papel reciclado, mas sim de papel virgem. Isso se deve a dois fatores: por motivos de higiene, os órgãos reguladores não permitem que material reciclado entre em contato direto com comidas e bebidas; e que o papel reciclado não consegue suportar sozinho o armazenamento de líquidos, por ser menos resistente.

Dificuldades na reciclagem

Embora suas características físicas os tornem totalmente recicláveis, grande parte dos copos descartáveis de plástico acabam não sendo reciclados. Como os componentes presentes na sua produção são muito baratos, a reciclagem acaba sendo mais cara que a própria produção de novos copos.

Além disso, por serem extremamente leves, o retorno dos copos descartáveis para os catadores é baixíssimo (já que as cooperativas pagam por quilo recebido), pois resultam em um grande volume com peso baixo.

Outro obstáculo da reciclagem é que dificilmente os produtos chegam limpos para as cooperativas e recicladoras, e lavá-los antes do descarte resulta em gasto de água, além de ir contra a praticidade oferecida pelo produto.

Compre seus copos descartáveis com a Guaipa!

Nós temos um catálogo completo de copos descartáveis perfeitos para o seu negócio!

Se você tiver alguma dúvida, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de organização e muito mais! Clique aqui.

Leia também

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

A confeitaria é uma arte que vai muito além da preparação de doces e bolos. Envolve a criação de experiências sensoriais únicas, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final. E, nesse processo, as embalagens para confeitaria desempenham um papel crucial....

ler mais