embalagem delivery

Qual é a melhor embalagem para o seu delivery?

Não é novidade para ninguém que o delivery de refeições e alimentos se tornou um grande negócio para restaurantes e lanchonetes, porém com esse negócio vem uma grande dúvida: qual embalagem usar para delivery meus produtos?

Existem diversos tipos de embalagens viáveis para realizar o delivery de alimentos, com os mais diversos materiais, formatos e peculiaridades. Embora as opções sejam tantas, existem sim o melhor material para cada tipo de alimento.

Nesse artigo, você irá descobrir os aspectos logísticos, econômicos e sustentáveis das matérias-primas mais comuns na produção de embalagens. Boa leitura!

Embalagens de alumínio

O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre, sendo encontrado apenas em sua forma sólida, em minérios como a bauxita.

Sendo um dos materiais mais indicados para a proteção de alimentos de qualquer tipo, o alumínio atende muito bem as necessidades do delivery de restaurantes e lanchonetes. Dentre suas características principais, podemos destacar:

Versatilidade

Por ser extremamente leve e maleável, além de resistente, o alumínio permite a confecção de embalagens nos mais diversos formatos, disponíveis aos montes no mercado. Com isso, é possível economizar com vedantes e outras embalagens por cima, visto que o alumínio faz todo o trabalho de conter os alimentos.

Sua leveza facilita também o transporte das embalagens. Além disso, as embalagens de alumínio são geralmente vendidas em formato plano ou em rolo, tornando seu manuseio muito mais simples.

Desempenho térmico

Por ser um condutor de calor, as embalagens de alumínio são bastante resistentes à mudanças de temperatura, suportando desde o congelamento até o aquecimento do alimento no forno. Manter o calor da refeição também é uma grande vantagem do alumínio.

Sua resistência à oxidação e fatores externos contribuem também para que o seu produto chegue sempre nas melhores condições ao cliente.

Reciclagem

Muitos não sabem, mas o alumínio é um material 100% e infinitamente reciclável. Isso significa que ele pode não só ser reciclado sem perder nenhuma de suas características, como também que pode se reciclado infinitas vezes. Num momento em que sustentabilidade é uma pauta muito importante e popular, a reciclabilidade do alumínio é um ponto muito positivo.

Embalagens de isopor

O poliestireno expandido (isopor) é um subproduto da família dos plásticos, mais especificamente uma resina do grupo dos termoplásticos.

As embalagens de isopor são utilizadas de diversas maneiras no delivery de alimentos, e possuem diversas vantagens e características. Entre elas, podemos destacar:

Proteção e transporte

Um dos fatores mais crucias para uma embalagem no delivery é a resistência e proteção que ela oferece. Nesse sentido o isopor é excelente: por sua composição molecular ser constituída 98% de ar, as embalagens de isopor não sofrem dano por quedas ou transporte.

As características físicas desse material também o tornam resistente à água, umidade e a microrganismos e bactérias exteriores. Por ser extremamente leve, o isopor não oferece qualquer dificuldade em seu transporte.

Sustentabilidade

Assim como o alumínio, o isopor é 100% reciclável. Além de ser atóxico (não contamina o solo, a água nem os alimentos contidos), a fabricação do isopor oferece baixíssimo impacto ambiental, pois usa menos recursos naturais do que os outros materiais utilizados em embalagens para delivery.

Conservação térmica

O isopor possui um baixo coeficiente de condutibilidade térmica, ou seja, é um ótimo isolante térmico. Isso significa que as embalagens de poliestireno expandido são perfeitas para manter a temperatura ideal do alimento, seja ela quente ou fria.

Embora o isopor não possa ir ao congelador ou ao forno, seu potencial de isolamento térmico é realmente impressionante, melhor até que o do alumínio. Por isso, em casos em que manter a temperatura do alimento seja mais importante que a versatilidade de reaquecer ou congelar, o isopor é a melhor escolha.

Embalagens de papelão

O papelão (também chamado de cartão) é um tipo mais resistente e grosso de papel, podendo ser liso ou enrugado. É produzido a partir dos papéis compostos das fibras de celulose.

As embalagens de papelão são extremamente famosas no delivery de alimentos, principalmente em pizzarias e lanchonetes. São embalagens mais simples e baratas, porém isso não significa que ofereçam menos vantagens que as outras. Entre elas, destacam-se:

Resistência

As embalagens de papelão são as mais resistentes e robustas até agora, e configuram a melhor opção para grandes porções de alimento, ou para refeições pesadas. Por ser um material fácil de dobrar e assimilar em formatos diversos, as embalagens de papelão são geometricamente eficazes em proteger o alimento de fatores externos.

Controle de temperatura e umidade

O papelão é um bom isolante térmico, ou seja, impede que o calor saia da embalagem do delivery. Para manter uma grande quantidade de alimento quente, o papelão é um dos melhores, senão o melhor material.

Além disso, por ser um derivado do papel, o papelão possui certo poder de absorção, que pode ser útil para alimentos que acabaram de ser aquecidos ou que soltam líquidos. Porém é preciso ter cuidado caso o alimento seja muito líquido, pois pode acabar danificando a embalagem. Nesse caso, o melhor seria apostar nas embalagens de plástico.

Custo-benefício

Dentre todas as embalagens citadas, a de papelão com certeza é a com melhor custo-benefício, uma vez que o material é relativamente barato e proporciona diversos pontos positivos. Além disso, as embalagens de papelão são muito fáceis de personalizar e deixar com a sua identidade visual, contribuindo para a experiência do cliente e propagando a sua marca.

Plástico

O tipo de plástico mais comum em embalagens para delivery é o polipropileno, um polímero termoplástico. É um material bastante resistente, podendo ser congelado e aquecido no micro-ondas.

Embora esse material seja reciclável, as embalagens de plástico no setor alimentício dificilmente vão para a reciclagem, e acabam por poluir o meio ambiente. Por isso, a não ser que seja para alimentos específicos (como líquidos ou produtos de geladeira), desencorajamos o uso de embalagens de plástico no delivery.

Optar pelas outras opções apresentadas nesse artigo é mais lógico e sustentável, além de que o plástico não oferece a versatilidade e a economia vistas nas outras embalagens, e não é um material muito fácil de ser transportado.

Compre as embalagens para o seu delivery na Guaipa!

Nós temos um catálogo completo de embalagens para o seu negócio!

Se você tiver alguma dúvida sobre embalagem de delivery, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais!

Leia também

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

A confeitaria é uma arte que vai muito além da preparação de doces e bolos. Envolve a criação de experiências sensoriais únicas, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final. E, nesse processo, as embalagens para confeitaria desempenham um papel crucial....

ler mais