reciclagem do lixo

Como garantir a reciclagem do lixo do escritório

Em um cenário onde a produção de lixo tem crescido significativamente, mais e mais empresas e negócios têm procurado se adequar a práticas sustentáveis e de reciclagem do lixo que produzem. E o seu escritório ou negócio também pode entrar nessa!

Embora pareça um bicho de sete cabeças, reciclar o lixo do escritório é um processo bastante simples e direto. Nesse artigo, você entenderá a importância da reciclagem para a nossa sociedade e verá algumas dicas para adotá-la no seu trabalho. Boa leitura!

Por que a reciclagem do lixo é tão importante?

De acordo com a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Público e Resíduos Especiais), houve um aumento de 29% na quantidade de lixo produzido no Brasil de 2003 a 2014, que é o equivalente a mais de 240 mil toneladas. Dessa quantidade, apenas 58,4% têm o destino correto.

O restante vai parar nos aterros sanitários e lixões espalhados pelo país, isso quando não acaba indo para o mar e costas litorâneas. De qualquer maneira, acabará gerando poluição, agressão ao meio ambiente e transmissão de doenças.

Esses números podem assustar, mas o mais assustador é que, com campanhas de reciclagem e coleta seletiva incentivadas pelo governo, poderíamos alcançar a reciclagem de 70% do lixo produzido no país.

Coleta seletiva do lixo

Já que muitos não fazem a sua parte, pelo menos você pode fazer a sua, né? O primeiro passo para a reciclagem é entender como funciona a coleta seletiva do lixo. Os programas de coleta seletiva são municipais, e estão concentrados principalmente nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

O processo da coleta seletiva do lixo consiste na separação e recolhimento dos resíduos, de modo que o lixo “reciclável” é separado do lixo orgânico. Assim, o destino correto de ambos será garantido. Os procedimentos e horários da coleta podem variar de município para município, por isso é importante consultar como a coleta seletiva ocorre na sua região.

Os materiais recicláveis são separados em papéis, plásticos, metais e vidros, e então destinados para empresas que os utilizam para a fabricação de matéria prima sustentável ou produtos reciclados. O lixo orgânico, por sua vez, encontrará seu fim em indústrias de adubo orgânico.

Encaminhar o lixo do escritório para a coleta seletiva da sua cidade não só diminui a quantidade de lixo descartado incorretamente, como também gera economia para as empresas que reutilizam os materiais recicláveis (barateando os produtos) e renda para os milhões de cidadãos que trabalham com a coleta desses materiais.

Dicas para melhorar a reciclagem no escritório

Tenha lixeiras de reciclagem no local

Ter as clássicas lixeiras de reciclagem coloridas para cada tipo de lixo facilita muito na hora de dar o destino correto a ele. Por isso, mantenha no escritório lixeiras distintas para papel, plástico, metal, vidro e lixo orgânico.

Vale pontuar que aparelhos eletrônicos, pilhas, cabos, componentes e outros configuram o chamado “lixo eletrônico”, e devem contar com sua própria lixeira. Reaproveitar esse tipo de lixo é mais complexo, porém existem diversas empresas privadas pelo brasil especializadas nesse tipo de coleta.

Tente produzir menos lixo

Antes de pensar em reciclagem, é preciso pensar em simplesmente reduzir a quantidade de lixo produzido no escritório. Muitas vezes, há um consumo exagerado de recursos, principalmente de papel, que pode ser repensado.

Com a tecnologia nas nossas mãos, não há a necessidade de tanto desperdício. Enviar comprovantes e planilhas por email em vez de imprimi-las é um exemplo de ação que pode reduzir o gasto de papel e, consequentemente, o montante de lixo produzido.

Oriente a equipe para que colabore com a reciclagem

Tornar a reciclagem do lixo do escritório em um hábito só será possível se todos colaborarem. Orientar a equipe para que separe corretamente os materiais recicláveis dos orgânicos, pedir ajuda para entrar em contato com a coleta seletiva da sua região e incentivá-los a reduzir a produção de lixo são só algumas das ações que você pode tomar.

Seguindo essas dicas, você pode alcançar uma rotina de reciclagem no seu escritório sem muitos esforços! Se tornando mais sustentável, você ajuda o meio ambiente, reduz custos e melhora a imagem da sua empresa!

A Guaipa entende as suas necessidades!

Curtiu o conteúdo? Que tal visitar nossos catálogos e conferir nossos produtos?

Para mais artigos com dicas para escritórios, delivery, embalagens e descartáveis, acesse nosso Blog. Se você tiver alguma dúvida sobre nossos produtos, protocolos ou televendas, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber novidades sobre embalagens, descartáveis e acessórios em geral, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia também

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais