embalagens de isopor

Quais as vantagens e desvantagens das embalagens de isopor?

Já estamos carecas de saber que existe uma grande variedade de embalagens disponíveis no mercado, cada uma feita de um tipo de material e com seus pontos positivos e negativos. Diante dessas opções, uma que aparenta ser bastante versátil e vantajosa são as embalagens de isopor, mas será que são mesmo?

Assim como qualquer outro material, entender como o isopor funciona, do que ele é feito e quais são as vantagens e desvantagens de utilizá-lo é essencial para empregar esse tipo de embalagem no seu negócio. Nesse artigo, veremos tudo sobre esse material e suas aplicações ideais, boa leitura?

O que é isopor?

O isopor, nome dado no Brasil ao poliestireno expandido (ou EPS), é um material sintético, ou seja, é obtido artificialmente em laboratório, com substâncias que não podem ser encontradas diretamente na natureza.

Para chegar no isopor em si, o poliestireno passa por uma transformação física dividida em três etapas: pré-expansão, armazenamento e moldagem. O produto final são pérolas brancas de até 3 milímetros, que se expandem em até 50 vezes seu tamanho original e se ligam umas às outras, resultando no isopor que conhecemos.

Expandidas, as pérolas do isopor constituem 98% ar e apenas 2% poliestireno. Por não utilizar nenhum tipo de gás em seu processo produtivo, o isopor é um produto inerte, 100% reciclável e reaproveitável e não contamina o solo, água e ar.

Por que usar embalagens de isopor?

Seja no delivery de alimentos ou entrega de mercadorias e bens diversos, as embalagens de isopor apresentam diversas vantagens, sendo essenciais para produtos frágeis e/ou frescos. Porém isso não significa que tal tipo de embalagem não apresente nenhuma desvantagem, e conhecer os pontos negativos pode ser de extrema importância para o seu negócio.

Dentre as vantagens das embalagens de isopor, as principais são:

Isolamento térmico e bactericida

Por ser constituído majoritariamente de ar, o isopor possui um baixo coeficiente de condutibilidade térmica, resultando em um ótimo isolamento térmico para os produtos. Isso significa que alimentos em embalagens de isopor manterão a temperatura ideal e o frescor por muito mais tempo, algo primordial para pescados crus e carnes assadas, por exemplo.

Além disso, também por ser quase todo feito de ar, o isopor é um material que não prolifera bactérias nem fungos, pois esses microrganismos não sobrevivem por muito tempo em contato direto com oxigênio. Com isso, quaisquer produtos em embalagens de isopor não sofrerão com ameaças biológicas externas.

Resistência e praticidade

A maioria das vantagens do isopor, como visto no parágrafo anterior, se dá pela sua constituição de 98% de ar, e é claro que tal fator também contribui para a praticidade e resistência das embalagens feitas de isopor.

Além de serem extremamente leves e fáceis de transportar, elas raramente sofrem danos por quedas ou transporte, e são extremamente resistentes a água e umidade em geral. Para produtos frágeis que precisam percorrer grandes distâncias, o isopor é fundamental, nem que seja apenas placas entre o produto e a embalagem de papelão, por exemplo.

Desvantagem do isopor

A única desvantagem que o isopor apresenta pode ser uma vantagem, dependendo do descarte que for dado às embalagens. Isso se deve ao fato de que, ao mesmo tempo que o isopor é 100% reciclável, ele também é um dos piores poluidores do planeta, se deixado para decompor na natureza.

A reciclabilidade do isopor é uma das mais altas que existe, porém sua reciclagem não é muito atrativa. Por ser extremamente leve para o seu tamanho, ele tem um baixo preço de venda para catadores e coletoras, dificultando o reaproveitamento do material.

Além disso, muitas cooperativas não possuem o maquinário necessário para aproveitar o isopor, que requer um processo específico de reciclagem para poder ser reutilizado.

Mesmo que esse seja o cenário atual, ainda é de extrema importância descartar o isopor corretamente, junto com o plástico. Se todos fizessem isso, certamente o volume de isopor seria suficiente para interessar as coletoras a focar em sua reciclagem.

Na natureza, o tempo de decomposição do isopor é indeterminado, e animais, principalmente marinhos, podem acabar se alimentando das embalagens, provocando intoxicação não só neles, mas também nos humanos que se alimentarão de tais animais.

Compre embalagens de isopor na Guaipa

Entendendo a importância de descartá-las corretamente, seu negócio já está pronto para começar a usar embalagens de isopor, e que tal dar uma olhada nos nossos catálogos? Temos uma imensa variedade de embalagens de isopor esperando por você, para os mais tipos de alimentos e produtos!

Se você tiver alguma dúvida sobre embalagem de delivery, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais!

Leia também

Quais são os suprimentos corporativos essenciais

Quais são os suprimentos corporativos essenciais

Suprimentos corporativos são todos os itens essenciais e necessários para o funcionamento diário de uma empresa. Esse conceito se aplica a empresas de todos os tamanhos, sejam pequenas, médias ou grandes.  Um ponto crucial é que a própria empresa é responsável...

ler mais
Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais