tipos de saco de lixo

Conheça os principais tipos de saco de lixo e suas aplicações

Sacos de lixo são um dos itens mais comuns no nosso dia a dia, sendo essenciais tanto para a coleta e separação de lixo orgânico quanto para a prática de reciclagem. Mas você conhece todos os tipos de saco de lixo disponíveis no mercado?

Os sacos de lixo podem vir em diversos tamanhos, cores, espessuras e materiais diferentes, e saber como e onde usar cada uma dessas variações te ajuda a manter o lixo da sua casa ou escritório sempre organizado e bem tratado.

Nesse artigo você entenderá tudo sobre as características que ditam os tipos de saco de lixo que existem por aí, e aonde cada um deve ser empregado. Boa leitura!

Saco de lixo por medidas e litragem

A maneira mais comum e fácil de diferenciar tipos de saco de lixo é pelas medidas e litragem das unidades, mencionadas no próprio pacote. Porém fica difícil saber exatamente qual litragem é ideal para cada lixeira, e usar um saco de lixo que não encaixa corretamente pode causar transtornos.

Cada marca tem seu próprio molde e maneira de confeccionar os sacos, então determinar com precisão as medidas e litragem ideais para cada propósito é impossível, porém da para ter uma ideia. Nossas indicações são as seguintes:

– 15 litros – lixeiras de banheiro e pia com aproximadamente 24cm de diâmetro;

– 30 litros – lixeiras internas de cozinha e escritório, com até 37cm de diâmetro;

– 50 litros – lixeiras médias externas ou da área de serviço, com até 40cm de diâmetro;

– 100 e 110 litros – lixeiras grandes comunitárias, que recebem grande fluxo de resíduos.

Seguindo mais ou menos essas regras, é possível evitar surpresas e garantir que os sacos de lixo comprados caibam aonde você quer colocá-los. Além da litragem e das dimensões, um outro tópico muito importante na diferenciação de sacos de lixo, principalmente para encontrar a melhor marca para você, é a matéria-prima.

Saco de lixo por matéria-prima

Ao falar de tipos de saco de lixo, algo que não pode ficar de fora é a matéria-prima do produto, ou seja, do que ele é feito. Esse é um fator muito importante, que dita tanto a durabilidade e o peso suportado do saco de lixo quanto sua resistência à líquidos e a produtos orgânicos.

Sacos de lixo são feitos a partir de um material chamado polietileno de baixa densidade (PEBD), enquanto sacolas de supermercado, por exemplo, são feitas de polietileno de alta densidade (PEAD). O fator que mais impactará na qualidade do saco de lixo é se tal polietileno será feito com plástico virgem, reciclado ou misto.

Utilizar plástico virgem resulta em um saco de lixo mais resistente e versátil, porém encarece significativamente o produto. Já com o plástico reciclado, o processo é menos danoso ao meio ambiente e o saco de lixo será mais barato, porém perderá um pouco de elasticidade e pode apresentar um odor do material reciclado, caso não seja processado perfeitamente.

Existem normas da ABNT e regulamentações do Inmetro quanto ao processo de fabricação de sacos de lixo, então o primeiro passo é verificar se a marca possui os selos necessários para certificar a qualidade do produto. Com isso verificado, escolher entre sacos de lixo feitos com plástico virgem ou reciclado, ou ainda misto, vai mais da sua preferência e condição financeira.

Saco de lixo por coloração [h2]

Por fim, também é possível diferenciar os tipos de saco de lixo por cor. Tal diferenciação é mais relevante para praticar a reciclagem do seu lixo, onde cada cor indica que tipo de material foi descartado em cada saco.

Como nem todo mundo usa sacos de coloração diferentes da maneira correta, o ideal é marcar os sacos com caneta permanente indicando o tipo de lixo que eles contém. Mesmo assim, há uma recomendação de cor para o descarte de cada resíduo, que é a seguinte:

  • Vermelho: indicado para a coleta de plásticos;
  • Verde: para a coleta de vidros;
  • Azul: recomendado para o descarte de papel e papelão;
  • Amarelo: indicado para metais;
  • Marrom: para lixos orgânicos;
  • Laranja: utilizado para descarte de resíduos perigosos;
  • Preto: para descarte de resíduos gerais não recicláveis;
  • Branco: são indicados para a coleta seletiva de resíduos de serviços de saúde;
  • Cinza: indicado para resíduo geral não reciclável, misturado ou contaminado;
  • Cristal: não é específico para coleta seletiva, mas sim, para segurança do que é descartado.

Utilizar as cores certas para cada tipo de lixo, e marcando com caneta para reforçar, é um ótima prática para colaborar com a coleta de lixo da sua região e garantir que todos os resíduos produzidos sejam direcionados ao local certo.

Compre sacos de lixo na Guaipa

Agora que você já sabe como diferenciar os tipos de saco de lixo, que tal dar uma olhada nos nossos catálogos? Temos diversas opções de sacos de lixo das melhores marcas do mercado, além de vários outros produtos para você!

Se você tiver alguma dúvida sobre suprimentos, descartáveis ou embalagens, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram 

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais! 

Leia também

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais