embalagens para congelamento

Quais os tipos de embalagens mais apropriados para congelamento?

Congelar alimentos é uma prática milenar, e que trouxe grande praticidade e segurança para o consumo diário. Mas para comercializar e armazenar produtos congelados, é muito importante que você conheça as embalagens mais apropriadas para o congelamento.

Para escolher a melhor embalagem para congelar alimentos alguns fatores são essenciais, como: a densidade e umidade do alimento em questão, de que material a embalagem é feita e o que diz a ANVISA sobre o assunto.

Norma RDC 259/2002 da ANVISA

Tendo a função de controle sanitário e proteção à saúde dos consumidores, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) também faz referência e regulamenta as embalagens e rotulagem dos alimentos produzidos, embalados e comercializados no Brasil, através da norma RDC 259 de 20 de setembro de 2002.

Essa norma contém vários conceitos importantíssimos para quem embala e rotula produtos alimentícios, e desrespeitá-los pode resultar em multa ou até mesmo levar a empresa a responder judicialmente no âmbito dos Direitos do Consumidor e do Direito à Saúde.

Por isso, antes de vermos as principais embalagens para congelamento, vale a pena dar uma lida na RDC 259 e ficar por dentro de todas as regras impostas pela ANVISA para garantir a segurança tanto dos consumidores quanto dos fabricantes.

Embalagens para congelamento: melhores materiais

Para conhecer quais são as embalagens mais eficientes e seguras para congelamento, a característica mais importante é os materiais com os quais elas são produzidas. Entre os diversos materiais que podem ser congelados, destacamos dois tipos de plástico: o polietileno e o polipropileno.

Polietileno (PE)

Sendo uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, o polietileno é um material atóxico, muito versátil, barato e que prolonga os prazos de validade dos alimentos. É um dos materiais mais usados na fabricação de embalagens no Brasil, com 770 mil toneladas de PE sendo transformadas em embalagens todos os anos.

Existem três principais tipos de polietileno, e conhecê-los é fundamental para entender suas aplicações nas embalagens para congelamento. São eles:

Polietileno de Baixa Densidade (PEBD)

O PEBD possui uma combinação única de propriedades, com alta flexibilidade, boa resistência ao impacto, fácil processabilidade e muita resistência a água. As embalagens de PEBD são ideais para armazenar alimentos com muito líquido, como molhos e temperos.

Polietileno de Baixa Densidade Linear (PEBDL)

A grande diferença do PEBDL para o PEBD está na sua estrutura molecular, que permite um material mais cristalino e mais resistente a rasgos e deformações, porém com um processamento mais difícil (que pode resultar em um preço mais elevado. Sua aplicação é recomendada para embalar legumes, verduras e frutas.

Polietileno de Alta Densidade (PEAD)

Sendo o mais cristalino de todos, o PEAD é feito utilizando o mesmo processo do PEBD, só que com um sistema iniciador diferente, e permite um material bem mais resistente, porém menos flexível e menos resistente a água. Embalagens de PEAD são melhor utilizadas em alimentos sólidos.

Polipropileno (PP)

Da mesma família do polietileno, o polipropileno é um material termoplástico de alta resistência química e à flexão, além de altamente personalizável. Ele ainda compartilha do baixo custo e da resistência a impacto encontradas no PE.

Sabe o saquinho clássico de pão de forma? É de polipropileno! E quando o assunto é embalagens para congelamento, o PP é utilizado para armazenar diversos produtos como salgados congelados, filés de frango, legumes, entre outros.

Algumas menções honrosas de materiais que também podem ser utilizados como embalagens para congelamento, porém com usos mais específicos: alumínio, EVA, plástico bolha, polipropileno biorientado e nylon.

Compre embalagens para congelamento na Guaipa

Agora que você já conhece as melhores embalagens para congelamento, que tal dar uma olhada nos nossos catálogos? Temos diversas opções de embalagens das melhores marcas do mercado, além de vários outros produtos para você!

Se você tiver alguma dúvida sobre suprimentos, descartáveis ou embalagens, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram 

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais! 

Leia também

Quais são os suprimentos corporativos essenciais

Quais são os suprimentos corporativos essenciais

Suprimentos corporativos são todos os itens essenciais e necessários para o funcionamento diário de uma empresa. Esse conceito se aplica a empresas de todos os tamanhos, sejam pequenas, médias ou grandes.  Um ponto crucial é que a própria empresa é responsável...

ler mais
Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais