Conhecer as aplicações e peculiaridades de cada um dos tipos de embalagens para alimentos é muito importante, seja para o seu delivery ou estabelecimento, seja para simplesmente guardar alimentos na sua casa.
Os alimentos do nosso dia a dia variam bastante em relação às suas propriedades, e requerem diferentes formas de conservação, armazenamento e transporte. É por isso que saber o tipo certo de embalagem para cada alimento é importante, e nenhuma embalagem funcionará para todos.
Quando falamos de tipos de embalagens para alimentos, estamos falando dos materiais que compõem as embalagens, e suas resistências, capacidades de conservação e facilidades de transporte. Nesse artigo, você verá tudo sobre esse assunto!
O que buscar em uma embalagem?
Para entender o que faz uma embalagem ser superior a outra, é necessário compreender o que devemos buscar na embalagem perfeita. De maneira geral, os principais pontos para avaliar uma embalagem são: capacidade de conservação e aspecto sustentável.
Além desses pontos primários, também podemos considerar como pontos secundários os seguintes: preço, potencial de personalização e facilidade no transporte e manuseio. Um material que, para determinado tipo de alimento, exceda na maioria dos pontos primários e secundários é considerado o ideal.
Com esses pontos em mente, veja agora os materiais que compõem os principais tipos de embalagens para alimentos disponíveis no mercado, bem como suas aplicações ideais.
Plástico
Quando o assunto é embalar alimentos, o plástico é um dos materiais mais completos e versáteis, sendo utilizado em diversos setores da indústria. Isso não é à toa, já que ele é um material altamente personalizável e que pode ser moldado em diversos formatos.
O plástico é um material extremamente resistente, relativamente barato e protege os alimentos de agentes externos e contaminação. Em contrapartida, o controle de temperatura e proteção à luz não é dos melhores, e existem embalagens mais eficazes para alimentos perecíveis.
Na indústria alimentícia, o plástico aparece de diversas maneiras: filmes PVC, garrafas PET, embalagens para delivery, sacolas, tampas, frascos e muitas outras. A grande maioria dos alimentos podem ser acomodadas em pelo menos um dos diversos tipos de termoplásticos existentes, reconfirmando a versatilidade do material.
A grande desvantagem do plástico é, sem dúvida alguma, o seu aspecto sustentável. Se descartado de maneira incorreta, o plástico demora centenas de anos para se decompor, causando grandes danos ambientais no processo.
É por isso que, para utilizar embalagens de plástico no seu negócio, é importante também adotar políticas de reciclagem e preservação, que incentivem seus clientes e colaboradores a descartarem o plástico de maneira correta.
Isopor
Embora não seja tão comum vermos embalagens de isopor em produtos industrializados, elas são muito utilizadas em vários outros segmentos, principalmente para o armazenamento e transporte de alimentos frescos.
Por ser extremamente leve, resistente e manter os alimentos em suas temperaturas ideais, o isopor é a embalagem perfeita para delivery e para transportar os alimentos da indústria até o ponto de venda. Mantendo as propriedades do produto intactas, o isopor é o melhor material para entregas e transporte.
Porém ele tem algumas desvantagens, sendo as mais notórias: por ser um material muito leve, sua reciclagem não é atrativa, muitas vezes levando ao descarte incorreto e danos ao meio ambiente. Além disso, o isopor não é muito personalizável, e muitas vezes estabelecimentos recorrem a colar panfletos e papéis na sua superfície para divulgar sua marca.
Alumínio
Com alta durabilidade e resistência à oxidação e fatores externos, o alumínio é melhor utilizado para embalar produtos perecíveis e sensíveis à luz, como é o caso de molhos, embutidos como a salsicha e legumes como milho e ervilha. Sua utilização é bastante ampla, englobando desde alimentos em conserva até bebidas industrializadas, como sucos e refrigerantes.
No delivery, as embalagens de alumínio não apresentam muitas vantagens, pois não é leve o suficiente e caso sofra danos, a embalagem de alumínio pode acabar contaminando o alimento.
Mesmo assim, o alumínio é um material bastante interessante para comercializar o tipo de alimentos já citados, sempre tomando cuidado com amassos, furos e arranhões nas embalagens. Vale pontuar também que o alumínio é 100% reciclável!
Vidro
Por fim temos o vidro, um material com alta durabilidade e uma rigidez vista somente nele, que faz do vidro um material bastante elástico e quebradiço ao mesmo tempo. Assim como o plástico, ele pode ser moldado em diversos formatos, oferecendo versatilidade.
Na indústria alimentícia, o vidro tem algumas aplicações características, como para comportar vinhos, azeite, alimentos em conserva e laticínios como o requeijão e até mesmo o próprio leite. É perceptível a afinidade do vidro com alimentos líquidos, e isso se deve à sua alta impermeabilidade, que aliada com uma boa vedação é perfeita para proteger essa classe de produtos.
Além disso, o vidro é ótimo para armazenar produtos na nossa casa, como grãos e compotas. Muitas vezes, os consumidores reaproveitam as embalagens de vidro, que tornam-se potes, copos e até mesmo artesanato.
A desvantagem do vidro consiste em ele ser muito pesado, frágil e relativamente caro, não sendo um bom material para delivery nem para pequenos empreendimentos. Ele também não é um material extremamente personalizável, e muitas vezes a única forma de colocar sua marca nas embalagens de vidro é com rótulos.
Compre suas embalagens aqui na Guaipa!
Gostou de aprender sobre os principais tipos de embalagens para alimentos do mercado? Então agora é a hora de dar uma olhada nos nossos catálogos! Temos diversas opções de embalagens das melhores marcas do mercado, perfeitas para a sua casa ou estabelecimento.
Se você tiver alguma dúvida sobre suprimentos, descartáveis ou embalagens, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram
Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais!