delivery sustentável

Delivery sustentável: confira nossas dicas

A entrega de alimentos e refeições via delivery é um serviço cada vez mais requisitado, e desde a pandemia de 2020, restaurantes e lanchonetes por todo Brasil viram-se obrigados a apostar nas entregas para continuar suas vendas. Diante de tudo isso, um conceito que começou a ganhar considerável atenção é o de delivery sustentável.

Os principais aplicativos de entregas de refeições, como Ifood e Rappi, já começaram a investir em práticas sustentáveis para suas operações, bem como a incentivar seus usuários a fazer o mesmo.

Além disso, estudos e pesquisas vêm cada vez mais apontando que os clientes preferem estabelecimentos comprometidos com práticas sustentáveis e de preservação do meio ambiente. Considerando tudo isso: como praticar um delivery sustentável no seu negócio? Continue lendo esse artigo e entenda!

Embalagens recicláveis

A peça-chave do delivery sustentável, a coisa mais importante, é sem dúvidas a utilização de embalagens recicláveis e que não agridem o meio ambiente. Isso significa evitar embalagens de plástico e até mesmo de isopor.

O plástico já não é exatamente famoso no delivery, e a grande maioria das embalagens feitas com esse material podem ser facilmente substituídas por opções menos agressivas ao meio ambiente e recicláveis. O isopor, por outro lado, é um dos materiais mais utilizados para entregar refeições, e dizer que embalagens feitas como ele devem ser evitadas pode parecer um choque à primeira vista.

Mas é por um bom motivo: embora o isopor seja reciclável, ele também é um material muito leve. Como as companhias de reciclagem trabalham por peso, a reciclagem do isopor torna-se pouco atrativa. Isso faz com que, muitas vezes, essas embalagens acabem descartadas de maneira incorreta.

Mas quais materiais utilizar?

As principais opções usadas para substituir o plástico e o isopor nas embalagens do delivery sustentável são o papel e o alumínio.

Ao falarmos de papel, estamos incluindo também todos os seus derivados (como o papelão, por exemplo). O interessante do papel é que, além de 100% reciclável, ele é extremamente leve, barato e personalizável, características perfeitas para o delivery sustentável.

Para bebidas, existem diversas opções de copos feitos de papelão reforçado no mercado, garantindo a segurança dos líquidos durante o trajeto e o consumo. No caso de bebidas industrializadas, muitos estabelecimentos preferem simplesmente entregar na latinha, que é feita com o nosso próximo material: o alumínio.

Com alta resistência a fatores externos, o alumínio é um material relativamente barato e 100% reciclável, sendo outra boa opção para o delivery. Sua desvantagem é que ele não é um material tão leve quanto o papel, mas se usado em pequenas quantidades e de maneira inteligente isso não deve ser um problema para a maioria dos estabelecimentos.

Diminuição de resíduos

Falando em pequenas quantidades, um ponto tão importante, talvez até mais importante, quanto a utilização de materiais recicláveis é maneirar na quantidade de embalagens utilizadas.

Diversos restaurantes e lanchonetes exageram na quantidade de embalagens para o delivery, com várias sacolas, caixinhas e potinhos para uma refeição simples. Isso gera resíduos demais, desperdiçando materiais e contribuindo para a poluição.

Para evitar tudo isso, é preciso pensar com cuidado antes de embalar os alimentos, otimizando as embalagens e diminuindo o número de itens que é enviado ao consumidor. Agrupe alimentos que podem ser colocados juntos na mesma embalagem, embrulhe bem os líquidos garanta que tudo esteja bem protegido com a menor quantidade de embalagens possível.

Não é uma tarefa fácil, mas uma vez que você organizar mais ou menos quais embalagens usar com o que, isso pode ser aplicado em entregas futuras. Ou seja, você só precisa pensar nisso uma vez e, quando chegar em uma solução com o menor número de resíduos possível, instruir seus colaboradores a repetir o esquema.

Compre suas embalagens para delivery sustentável aqui na Guaipa!

Gostou de ver nossas dicas para implementar um delivery sustentável no seu negócio? Então agora é a hora de dar uma olhada nos nossos catálogos! Temos diversas opções de embalagens das melhores marcas do mercado, perfeitas para o delivery do seu estabelecimento.

Se você tiver alguma dúvida sobre suprimentos, descartáveis ou embalagens, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram 

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais! 

Leia também

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais