filme pvc

Do que o plástico filme PVC é feito? E é possível reciclá-lo?

Um dos itens mais utilizados para proteger alimentos, tanto em casa quanto em supermercados e hortifrutis, é o plástico filme de PVC. Esse material tão versátil é perfeito para conservar alimentos, pois tem boa aderência e protege contra fungos e bactérias, além de ser incrivelmente fácil de manusear.

Mas como é possível um material tão simples ser tão eficiente? E mais: é possível reciclar o filme PVC depois de usado? Nesse artigo iremos tratar de todas essas dúvidas e muito mais sobre esse item tão prático e comum. Boa leitura!

A fabricação do filme PVC

Um bom começo para entender a versatilidade do filme PVC é conhecer seu processo de fabricação. Diferentemente da maioria dos plásticos, que costumam ser 100% derivados do petróleo, o PVC é uma resina composta por 57% cloro e 43% eteno, o primeiro obtido através da eletrólise do sal marinho e o segundo derivado do petróleo.

A partir de uma reação entre o cloro e o eteno em suas fases gasosas, é produzido o DCE (dicloro etano). A partir do DCE, obtém-se o MVC (monômero cloreto de vinila) e a partir da polimerização das moléculas do MVC é que chegamos no PVC, o policloreto de vinila.

Em sua forma pura pós-fabricação, a resina de PVC é um pó branco sem nenhuma aplicação industrial e prática. É apenas com a adição de produtos químicos aditivos que a resina vira composto de PVC, e por máquinas específicas esse composto vira tubos, frascos ou o filme que conhecemos tão bem.

A grande sacada do PVC é o cloro, que o difere consideravelmente dos outros plásticos do nosso dia a dia. Todo esse processo resulta em um material com características extremamente interessantes para a conservação de alimentos, tais como:

– Um material leve, facilitando o manuseio e transporte;

– Resistente à ação de fungos, bactérias e à maioria dos reagentes químicos;

– Atóxico e inerte;

– Ótima relação custo/benefício;

– Isolante térmico e impermeável a gases e líquidos, além de não propagar fogo.

Além disso, uma das características mais importantes do filme PVC é que ele é 100% reciclável!

A reciclagem do filme PVC

Assim como suas outras características, o que faz o filme PVC ser altamente reciclável é sua composição com cloro extraído de sal marinho. Isso também é uma vantagem ambiental, já que o PVC não é totalmente derivado do petróleo (um recurso finito) e, consequentemente, sua decomposição na natureza é mais rápida e menos nociva.

Voltando para a reciclagem em si, o filme PVC pode ser reprocessado e se transformar em uma grande variedade de produtos, como tubos e canos para construção civil, por exemplo. O procedimento para a reciclagem é igual ao de qualquer material que entre em contato com alimentos: o filme PVC deve ser limpo com água corrente e descartado no local indicado para plástico na coleta seletiva.

Embora a reciclagem do plástico PVC seja possível, o índice de reciclagem desse material ainda é pequeno no nosso país, girando em torno de 18%. Provavelmente porque muita gente não sabe que ele é reciclável, ou assume que ao entrar em contato com alimento a reciclagem está comprometida.

Agora você já sabe: se for jogar fora um pedaço de filme PVC que veio na embalagem de algum alimento ou que estava sendo usado para conservar algo na sua casa, não se esqueça de limpar e descartar corretamente na lixeira de plásticos!

Compre filme PVC aqui na Guaipa!

Gostou de aprender sobre o filme PVC? Então agora é a hora de dar uma olhada em nosso catálogo! Temos diversos tamanhos de filmes de plástico PVC, perfeitos para conservar alimentos!

Se você tiver alguma dúvida sobre suprimentos, descartáveis ou embalagens, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram 

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais! 

Leia também

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais