sacos de lixo para coleta seletiva

Conheça os principais tipos de sacos de lixo para coleta seletiva

A coleta seletiva é uma prática muito importante o meio ambiente e a gestão sustentável dos resíduos. E uma parte essencial desse processo é o uso de sacos de lixo específicos para a coleta seletiva, prática que facilita a separação e o encaminhamento correto dos materiais recicláveis.  

Neste artigo, vamos explorar as principais cores dos sacos de lixo para coleta seletiva, destacando para quais materiais cada uma serve. Boa leitura! 

As principais cores

Além do preto padrão, podemos definir como cores principais para a coleta seletiva: azul, amarelo, verde e vermelho. O propósito de cada saco de lixo é, de acordo com suas cores: 

Azul: Amplamente utilizado para a coleta seletiva de papel, incluindo também jornais, revistas, caixas de papelão, papéis de escritório e qualquer outro tipo de papel e papelão. Manter esses materiais separados dos demais resíduos é fundamental para a reciclagem, já que o papel reciclado é frequentemente reutilizado e transformado em novos produtos. 

Amarelo: Voltado à coleta seletiva de metais. Nesse grupo, estão englobados latas, clipes, talheres e produtos feitos de alumínio ou aço. O Brasil é destaque mundial em reciclagem de latinhas de alumínio, uma prática que reduz o desperdício e ajuda o meio ambiente. 

Verde: Usado para a coleta seletiva de vidro. Garrafas de vidro, frascos de conserva e outros recipientes de vidro devem ser descartados em sacos dessa cor. O vidro é 100% reciclável e pode ser utilizado repetidamente na fabricação de novos produtos de vidro, economizando recursos naturais e energia. 

Vermelho: Destinado à coleta seletiva de plástico. Isso inclui garrafas plásticas, embalagens de produtos de limpeza, sacolas plásticas, potes, e diversos outros objetos. A reciclagem de plástico é crucial para reduzir a poluição ambiental e diminuir a demanda por novos plásticos, cuja extração e tratamento impactam significativamente o meio ambiente. 

Preto: No nosso dia a dia, os sacos pretos são utilizados para qualquer resíduo orgânico não-reciclável, ou misturado. Porém é importante pontuar que, se tratando de coleta seletiva, preto refere-se ao descarte de madeira. Enquanto isso, a cor referente à não-recicláveis é o cinza, e a cor referente à resíduos orgânicos é o marrom.  

Outras cores

As 5 cores que vimos são as principais, que atendem o descarte da grande maioria dos itens e são as de mais fácil identificação. Vale ressaltar, porém, que existem algumas outras cores, destinadas a descartes mais específicos. São elas: 

Laranja: Materiais perigosos, contaminados ou de difícil manuseio. 

Branco: Resíduos hospitalares, ambulatoriais e de outros serviços de saúde. 

Roxo: Materiais radioativos. 

Sacos de lixo dessas cores só são empregados em situações e locais extremamente específicos. Mesmo assim, é importante saber o que cada cor significa para não correr o risco de acabar se acidentando com materiais perigosos ou contaminados no lixo. 

Compre seus sacos de lixo na Guaipa

Agora que você já sabe como diferenciar as cores de sacos de lixo para coleta seletiva, que tal dar uma olhada nos nossos catálogos? Temos diversas opções de sacos de lixo das melhores marcas do mercado, além de vários outros produtos para você! 

Se você tiver alguma dúvida sobre suprimentos, descartáveis ou embalagens, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram  

Leia mais matérias do nosso Blog, com dicas de descartáveis, embalagens, limpeza e muito mais! 

Leia também

Quais são os suprimentos corporativos essenciais

Quais são os suprimentos corporativos essenciais

Suprimentos corporativos são todos os itens essenciais e necessários para o funcionamento diário de uma empresa. Esse conceito se aplica a empresas de todos os tamanhos, sejam pequenas, médias ou grandes.  Um ponto crucial é que a própria empresa é responsável...

ler mais
Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Você conhece os diferentes tipos de esponja de limpeza?

Diversos tipos de esponja são utilizados na limpeza diária de nossas casas, especialmente ao lavar louças. Encontramos uma variedade de alternativas desse material para atender diferentes necessidades. E você sabia que há esponjas específicas para cada tipo de...

ler mais