papel kraft

Você conhece todas as vantagens do papel kraft?

O papel kraft é um produto extremamente versátil e fácil de manusear, sendo um dos materiais mais utilizados em indústrias e comércios.

Devido às suas diversas vantagens, esse papel pode ser usado na fabricação dos mais diversos produtos, tais como sacolas, embalagens, caixas, envelopes e sacos.

Nesse artigo, explicaremos o que é o papel kraft, como ele é feito e como você pode aproveitar suas diversas vantagens no seu negócio. Boa leitura!

O que é papel kraft?

O papel kraft é um subproduto da celulose, resultante da mistura de diversos tipos de fibras de celulose de madeiras macias.

O grande segredo do papel kraft é justamente a utilização da celulose encontrada na polpa de árvores cuja madeira é considerada macia. É aliando isso com o processo de produção do papel em si que todas as vantagens são obtidas.

A grande diferença do papel kraft para os demais papéis é que ele não passa pelo típico processo de branqueamento, mantendo sua coloração amarronzada. Porém isso não significa que ele não possa passar pelo branqueamento, e é sim possível encontrá-lo branco e de diversas outras cores.

Variações

Existem algumas variações de papel kraft, porém nada muito drástico. O que geralmente pode mudar são as cores e a qualidade do papel em si. Dependendo dos tipos de fibras usadas na fabricação e o acabamento, o nível de resistência do papel pode variar, mas não é significativo.

O papel kraft, mesmo já sendo um subproduto, pode ser utilizado como matéria na fabricação de alguns outros produtos, como o papelão ondulado por exemplo, um material bem mais resistente, porém menos maleável.

Gramatura do papel

A gramatura de um papel consiste na medida de peso correspondente à densidade do papel em gramas por metro quadrado (g/m²). Em geral, quanto mais leve o papel, mais fino, e quanto mais pesado, mais grosso.

A gramatura ideal do papel kraft vai variar de acordo com a finalidade, e mesmo que os produtos feitos com ele já venham na gramatura correta, é bom ficar de olho nas especificações do fabricante e ter sempre certeza de que a gramatura é suficiente.

Em sacolas e embalagens, por exemplo, a gramatura costuma ser de 30g. Já para pastas de escritório e envelopes, a gramatura varia de 75g a 90g. Por outro lado, para a fabricação de cartões, o papel pode chegar à incrível gramatura de 250g.

Vantagens

Entre as diversas vantagens desse papel, podemos citar como principais:

Versatilidade

O papel kraft, assim como a maioria dos produtos provenientes da celulose, pode tomar as mais diversas formas, a partir da montagem e colagem. Seja para o envio de mercadorias ou para o armazenamento de documentos, existe uma infinidade de formatos de objetos nesse material, perfeito para o suporte dos mais diversos bens.

Além disso, esse material pode ser facilmente personalizado, seja por impressão digital, colagem de materiais da sua marca ou até mesmo desenho na própria superfície. Com papel kraft e criatividade, a personalização não tem limites!

Resistência

Mesmo sendo bastante versátil e flexível, o papel kraft oferece também uma ótima resistência. Isto é graças às fibras macias de celulose em sua composição, que fazem com que esse tipo de papel suporte os mais diversos pesos e texturas.

A alta resistência desse material é o principal motivo dele ser tão utilizado na confecção de embalagens, seja para enviar produtos pelo correio ou para facilitar o delivery de alimentos com sacos e sacolas.

Sustentabilidade

Um ponto extremamente importante do papel kraft, principalmente nos tempos atuais, é o seu caráter sustentável. Além de ser totalmente reciclável, esse tipo de papel se decompõe muito mais rapidamente no meio ambiente, representando um baixo nível de ameaça ecológica.

Para ter uma ideia, o papel kraft leva de 3 a 6 meses para se decompor por completo, enquanto o plástico, outro material utilizado na fabricação de sacos e sacolas, leva de 100 a 400 anos. Utilizar um material sustentável, além de ajudar o planeta, é um ótimo argumento para ganhar a confiança dos consumidores e aumentar a relevância do seu negócio.

Compre seu papel kraft na Guaipa!

Em nossos catálogos, oferecemos papel kraft e diversos outros materiais para o seu negócio!

Se você tiver alguma dúvida sobre embalagem de delivery, ligue para nós ou mande uma mensagem, no rodapé dessa página você vê nossas informações de contato! Para receber mais novidades sobre embalagens, siga nossas redes sociais: Facebook | Instagram

Leia também: Qual é a melhor embalagem para o seu delivery?

Leia também

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

Conheça as embalagens essenciais para confeitaria

A confeitaria é uma arte que vai muito além da preparação de doces e bolos. Envolve a criação de experiências sensoriais únicas, desde a escolha dos ingredientes até a apresentação final. E, nesse processo, as embalagens para confeitaria desempenham um papel crucial....

ler mais